Profissão do mês: jornalista

Se as suas paixões estão relacionadas com comunicação, leitura, escrita e pesquisa, já pode ter passado pela sua cabeça cursar Jornalismo. Ainda está na dúvida? A gente te explica tudo sobre a profissão. 

Titulação: Bacharel

O que faz: O profissional de jornalismo lida com os fatos a fim de apurar e editar informações para que sejam veiculadas em jornais, revistas, televisão, internet, rádio, entre outros.

Onde trabalhar? O jornalista não só está apto para trabalhar em veículos de comunicação, redigindo e editando notícias, como também em agências de comunicação, empresas (cuidando da comunicação interna e com o cliente) e assessoria de imprensa. A gama de atuação é muito ampla, passando pelo fotojornalismo.

Disciplinas cursadas: o curso envolve disciplinas teóricas e práticas, laboratórios, pesquisa, extensão, entre outros.

+Leia também: um dia no curso de gastronomia

+Leia também: saiba mais sobre o curso de estética

A estudante de jornalismo Ana Beatriz Casali, que decidiu seguir a profissão quando ainda estava na oitava série, pois sempre gostou de ler e escrever, conta:

“A grade curricular do curso é composta por matéria teóricas e práticas. Mas as disciplina e até a forma como são denominadas variam de acordo com a universidade. Quanto à parte prática, há muitos trabalhos – que, acredite, são super legais de produzir. Na disciplina de televisão, por exemplo, na universidade em que estudo, a turma é dividida em grupos.

Nesses grupos, nós dividimos as funções exatamente como ocorre em emissoras de TV: há produtores, repórteres, editores de texto e outros cargos. Depois de definir o tema das reportagens, retiramos os equipamentos (câmera, tripé e microfone) da universidade e entrevistamos diversas pessoas, além de editar todo o material. É muito gratificante ver um telejornal produzido pelos colegas de classe!”

Profissão do mês: jornalista
Foto: Divulgação

Em resumo, é muito importante que o futuro profissional seja curioso e observador, goste muito de pesquisar, aprender e apurar. É imprescindível o compromisso ético em informar de forma neutra.

Beatriz dá algumas dicas para quem pensa em seguir a profissão:

 

“Minhas dicas para quem está pensando em estudar jornalismo são pesquisar bastante sobre a grade curricular, conversar com pessoas que estudam na universidade em que está pensando em ingressar e conhecer os laboratórios dessa instituição. Saibam que há bastante leitura e escrita e que na parte prática é possível, sim, vencer a timidez – se for o caso.”

Onde encontrar: 

Universidade Sagrado Coração (USC) – Duração de 4 anos

Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Duração de 4 anos

Entrevista: Ana Beatriz Casali, estudante de jornalismo da Universidade Sagrado Coração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s