7 indicadores sobre a vida dos adolescentes brasileiros que vão pirar sua cabeça

Você sabe que nosso Brasilzão é imenso e que nem todos os adolescentes têm as mesmas condições de vida. Isso porque o país é bem desigual e a realidade que pode parecer comum para nós, para outros é totalmente diferente.

Reunimos alguns dados presentes no relatório Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, um estudo disponibilizado pela Fundação Abrinq, que reúne números oficiais de fontes públicas, como do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Prepare-se, pois eles te deixarão de queixo caído!

1. Segundo Censo 2010, cerca de 315.626 adolescentes com idade entre 14 e 17 anos não eram alfabetizadas. Isso quer dizer que essas pessoas não sabiam escrever sequer um bilhete simples em uma língua que conhecem.

2. Em 2015, 10.465 pessoas com até 19 anos foram assassinadas no Brasil.

3. Em 2015, 18,1% das adolescentes entre 10 e 19 tiveram filhos. Esse número representa mais de 90 mil pessoas!

4. Em 2010, 1.727.523 de adolescentes de 5 a 17 anos estava fora da escola.

5.  No ensino médio, o que chama atenção é que, em 2015, 6,8% dos alunos abandonou os estudos antes do final do ano letivo.

6.  3.420.415 jovens de 15 a 17 anos faziam parte do esquema de aprendizagem. Esse tipo de contrato de trabalho indica que o aprendiz deve continuar indo à escola enquanto agrega o trabalho à rotina. A ideia é que cada vez mais jovens sejam capacitados, consigam uma primeira oportunidade de trabalho e que, além disso, o trabalho infantil seja erradicado.

7. Você acredita que, em 2015, o Disque 100 recebeu mais de 153 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes? 72,8% das ligações se referiam a casos de negligência, em seguida vinham os relatos violência psicológica (45,7%), violência física (42,4%) e violência sexual (21,3%).

 

No site do Observatório você também encontra dados sobre segurança, saúde, entre outros. Bateu a curiosidade? É só consultar tudo aqui. Lá, é possível ver números comparativos e até filtrar por região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s