8 dicas de como economizar dinheiro

Ed Sheeran, Bruno Mars, DNCE…Todos esses shows estão confirmados para passar pelo Brasil em 2017. O problema é: com tantas opções, como ter dinheiro para ir a todos ou, pelo menos, a um desses shows? Pensando nisso, separamos algumas dicas simples que podem facilitar a vida na hora de guardar dinheiro. Vem ver!

1- Deixe de ser consumista
Tá, nós sabemos que a mudança não vem da noite para o dia, mas trabalhar esse lado é fundamental para guardar aquela graninha e, quem sabe, realizar o seu maior sonho, né? “Toda mudança exige esforço. Quanto mais dedicação, mais resultado. O processo depende de cada atitude do jovem e, muitas vezes, até da ajuda dos pais”, ressalta Rafael Mariano, professor do Curso Aulas de Bolsas, de São Paulo.

2- Fuja das armadilhas
Trocar de celular todo ano, ou melhor, comprar o último modelo do iPhone: será que é realmente necessário? Faça-se essa pergunta. De acordo com Anna Paula Jardim, vice-diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores, de Belo Horizonte, o convívio entre adolescentes também pode exercer grande influência na hora de comprar. No desejo de ser como aquelas pessoas, ele acaba adquirindo coisas para “se encaixar”.

3-Você ganha mesada? Use-a conscientemente
Segundo Rafael, uma boa dica é listar prioridades e, antes de gastar, se perguntar se você realmente precisa daquilo e que benefícios o item trará para a sua vida. Outra dica é fracionar a mesada: 70% para os seus gastos e 30% para poupar.

4-Use bem o primeiro salário
Se você começou a trabalhar, é importante que você não faça contas antes de receber. Além disso, o controle familiar pode te ajudar nessa tarefa. “É fundamental fazer um planejamento antecipado dos gastos e ganhar antes de gastar”, confirma Fabiana Helena, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora das Dores.

5- Faça uma planilha de gastos
Anote tudo, mas absolutamente tudo o que você gastar: isso fará com você tenha maior controle sobre o seu dinheiro. Rafael ainda indica que, durante 7 dias, você anote tudo o que gasta. Desde as pequenas coisas, como uma bala, doces ou refrigerante. Ao final da semana, você levará um susto.

6-Pesquise preços
Quando o preço do produto que você quer cair, é uma ótima oportunidade para comprar. Mas faça-se sempre a pergunta: isso é realmente necessário?

7-Nem sempre o mais caro é o melhor
Esqueça essa ideia. Itens baratos também têm qualidade. O ideal é pesquisar para não se arrepender.

8-Sempre que possível, compre à vista
“Comprar à vista é a melhor opção, pois, além de não pagar juros, ainda é possível negociar para conseguir descontos. Também tem a vantagem de não comprometer o orçamento futuro com prestações. Se não tiver o valor total do produto, poupe antes de comprar. Se não der, então pesquise as taxas de juros dos financiamentos e escolha a menor”, recomenda Rafael.

E aí, bora colocar em prática e guardar aquele dinheiro para viajar nas férias ou conhecer o seu cantor preferido?

Fontes:  Anna Paula Jardim, vice-diretora e Fabiana Helena, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora das Dores, de Belo Horizonte; Rafael Mariano, professor do Curso Aulas de Bolsas, de São Paulo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s