O que foi a Ku Klux Klan?

Recentemente, o caso de alunos de uma escola da Bahia vestidos como membros da Ku Klux Klan ganhou uma repercussão super negativa nas redes sociais.

Na ocasião, a galera do 3º ano do ensino médio participou de uma atividade chamada “Tribos Urbanas”, pertencente à disciplina de filosofia, a fim de “descontrair” pré-vestibulares. Só que, pelo que parece, eles não entenderam muito bem a proposta: em algumas fotos, os estudantes aparecem caracterizados e superfelizes, um deles fez até a saudação nazista!

O que foi a Ku Klux Klan?
Foto: Reprodução/Internet

Em nota divulgada pelo colégio, a instituição diz que  se fundamenta “no tratamento a todos em condição de igualdade, sem discriminação de classe, raça, gênero e religião”.

+Leia também: Quem foi Tiradentes?

Mas por que esse caso chamou a atenção de geral?

Afinal, o que foi a Kun Klux Klan?

Acredita-se que o nome desse grupo venha do grego e signifique “círculo”. A KKK nasceu em meados do século 19, nos Estados Unidos, após a Guerra Civil Americana.

Ela era formada por veteranos de guerra que eram contra o fim da escravidão, entre outros direitos impostos pelo Norte dos EUA, que havia vencido a guerra. Mais do que uma simples reunião, o organização pregava a supremacia branca no país e, para isso, promovia atos de violência e intimidação contra negros libertos.

Um ponto bem importante tem a ver com a vestimenta desse pessoal: eles optaram por utilizar trajes brancos, com máscaras que aterrorizavam as vítimas. Isso também colaborava para que eles não fossem reconhecidos em suas ações.

O negócio era tão sério, que o próprio governo americano teve que enfrentar a organização, a declarando inconstitucional.

Além dessa primeira “geração”, existiram outros dois grandes clãs, cuja finalidade incorporava, além do preconceito racial, o nacionalismo extremo, o antissemitismo (contra judeus), a xenofobia (contra imigrantes), a homofobia, antimiscigenação, entre outros. Que pior, né?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s