Além de “Dom Casmurro”: 3 livros para ler e gostar de Machado de Assis

O Google deve ter te contato que hoje, 21, é comemorado o 178º aniversário do Machado de Assis. 

Se você não é muito ligado em literatura, pode até não saber, mas ele foi, e ainda é, um escritor muito importante na história do nosso país. Lá fora, os gringos nos conhecem culturalmente também porque sua fama extrapolou barreiras.

Sua obra mais marcante é “Dom Casmurro”, que conta a vida de Bentinho e Capitu (aquela com “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”) em meio a uma possível traição. O livro é constantemente exigido nas aulas, vestibulares e se tornou uma referência aqui no Brasil e lá fora, sendo até considerado a melhor obra de todos os tempos por envolver um trama psicológica tão maluca quanto possível.

+Leia também: Jojo Moyes aquece nosso coração em “Um Mais Um”

Mas Machado não se resume a isso e tem muito livro bacana que me merece ser lido naquele momento relax, sabe? Para gostar de ler, indicamos outras três obras que vão te fazer querer entrar para o fandom desse escritor.

1.Memórias Póstumas de Brás Cubas

Por que é legal? Começamos dizendo que o personagem central é um defunto-narrador, ou seja: está morto! O livro fala sobre a vida de Brás Cubas, faz críticas à sociedade em que ele viveu e não deixa de lado algumas aventuras que não deram certo. O tom sarcástico e irônico do autor fica super evidente, ideal para quem curte humor ácido. A gente aprova!

2. Quincas Borba

Por que é legal? Esse romance segue a mesma pegada realista das críticas sociais. O personagem central, Rubião, recebe a herança de Quincas Borba, um filósofo que, inclusive, aparece em “Memórias”. Mas, por ser super ingênuo, acaba sofrendo muito na mão de um amigo e sua esposa interesseira.

3. Papéis Avulsos

Por que é legal? Ele  é um livro de contos que acabam tendo certa ligação entre si e pode ser considerado uma das melhores publicações do autor. O melhor é que ele se mantém pouco previsível, apostando nas sátiras da vida real e nas críticas que envolvem psicológico feminino, dinheiro, destino, entre outras questões.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s