Profissão do mês: Advogado

Advogar é uma das profissões mais tradicionais do mundo. Há quem diga que ela nunca irá acabar, afinal as leis estão aí para serem interpretadas e precisamos muito de pessoas capacitadas.

Para quem quer seguir carreira, é importante ter bastante sendo ético, ser crítico, curtir ler (afinal, o Vade Mecum será tipo seu melhor amigo) e estar por dentro do que acontece no mundo. A memória é um quesito importante também.

+ Leia também: Um dia no curso de Gastronomia

Titulação: Bacharel

O que faz? O profissional formado em Direito é capacitado para atuar em prol dos direitos da sociedade e do exercício pleno da cidadania. Existem diversas áreas, mas basicamente, ele defende interesses de seus clientes levando em conta as leis vigentes. A partir disso, a ideia é levar em conta os problemas e buscar soluções.

Profissão do mês: Advogado

Onde trabalhar? O leque de opções de trabalho é imenso! O bacharel em Direito não precisa ser apenas advogado, mas também rolam vagas para juiz, para órgãos públicos, departamentos jurídicos, delegado de polícia, procurador e professor universitário.

Dentro do Direito existem muitas áreas: civil, trabalhista, penal, ambiental, empresarial, tributário, entre outros.

Stephani Lopes é estudante do curso de Direito e dá a letra sobre o que a motivou a seguir carreira: “Os advogados são capazes de fazer do mundo um lugar melhor, julgar os errados e ajudar os certos. É gratificantes para quem gosta de ajudar as pessoas e ver a justiça acontecendo”, conta.

Disciplinas cursadas: Elas envolvem tanto básicas, relacionadas ao campo de humanidades, quanto outras bem específicas, voltadas para cada área do direito. Existem as que priorizam a teoria- e lá vem o Vade Mecum outra vez – até mesmo aquelas que envolvem pesquisas in loco, palestras e estágio. Outra coisa bem legal é que ao longo do curso rolam simulações de situações e julgamentos, além de debates.

Marília Anello é formada em Direito e conta que o início do curso é complicado. “Os dois primeiros anos, pelo menos na minha graduação e em outras faculdades, o estudante tem pouco contato com as leis, com o direito mesmo. Nesse período acaba tendo matérias como economia, ciências políticas, sociologia. Nos 3 últimos anos, a faculdade fica muito apaixonante. O estudante realmente tem contato com os códigos, lei, elaboração de peça, procedimentos. E também acaba sendo o período que a galera começa a fazer estágio.”

Agora, pega essa dica: tem que estudar real! “Quem quer fazer direito já tem a entrar sabendo que você tem q ser muito autodidata. Não adianta só aula de professor, é um curso que realmente exige muita leitura de livros gorduchos, que a gente chama de doutrina, da própria lei mesmo”, diz Marília, que considera a parte do estágio a mais emocionante por “pegar um processo de verdade”.

E essa tal de OAB?

O graduado só pode exercer a profissão de advogado se for aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A prova é dividida em duas fases, uma objetiva (de múltipla escolha) e outra prática que envolve a escrita dissertativa.

“Não considero um curso muito difícil. É um curso que exige muita dedicação do aluno, um esforço na leitura mesmo. A parte q mais da trabalho, sem dúvidas, é a parte da OAB! (risos) Mas quando termina e você vê seu nome na lista de aprovados, dá um alívio danado! (risos)”

Onde encontrar em Bauru?

Faculdades Integradas de Bauru (FIB)

Instituição Toledo de Ensino (ITE) – 5 anos

Universidade Paulista (UNIP) – 5 anos

Instituto de Ensino Superior de Bauru (IESB) – 5 anos

Entrevistas:

Stephani Lopes, aluna do 2º ano de Direito na Unip.

Marília Anello, formada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s