Anticoncepcional: “existe uma idade certa para começar a tomar?”. Essa e outras dúvidas respondidas

Quando o assunto é anticoncepcional, muitas dúvidas surgem: será que já posso tomar? Vai mudar muito o meu corpo? Mas calma, miga. É normal! O que você não pode é deixa-las sem resposta. A Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, respondeu várias dúvidas:

“É verdade que alguns anticoncepcionais diminuem as espinhas?”

Sim! Em muitos casos, a pílula é a primeira linha de tratamento para acne. Alguns anticoncepcionais orais possuem componentes que apresentam ação antiandrogênica, que melhora os quadros de acne e oleosidade excessiva da pele.

“A pílula pode fazer engordar ou emagrecer?”

Pode ficar tranquila, miga, pois os métodos estão cada vez mais modernos e utilizam baixas doses de hormônios, o que causa o mínimo de transtorno possível em relação ao peso. É claro que você precisa estar por dentro das contraindicações e consultar um ginecologista antes.

“Existe uma idade certa para começar a tomar o anticoncepcional?”

Não! Porém, a indicação de cada medicamento vai de cada pessoa. É preciso procurar um especialista para que indique um que seja perfeito para você. Porém, a partir da primeira menstruação já é possível ser utilizado.

“Posso tomar a vida toda ou existe um tempo certo?”

O anticoncepcional pode ser usado até a menopausa. Sem contar que é importante desmistificar a necessidade de fazer pausas regulares no uso de anticoncepcionais para um processo de “desintoxicação”. Isto é um erro e pausas maiores que 3 meses aumentam o risco de trombose quando se reinicia o anticoncepcional. Portanto, não interrompa seu anticoncepcional sem um motivo pertinente.

“O que eu faço se esquecer de tomar a pílula?”

Se esquecer, tome-a assim que se lembrar e próximo ao horário regular. Caso demore um dia, tome os dois juntos e mantenha a ordem do restante. Não esqueça nunca de aliar outras formas de prevenção. Camisinha sempre!

“O anticoncepcional pode falhar?”

Sim. Não existe nenhum método contraceptico 100% seguro e as chances de falhar aumentam se a garota tiver náuseas e vômitos, diarréia, esquecer de tomar ou fazer uso em horários desordenados.

Um comentário em “Anticoncepcional: “existe uma idade certa para começar a tomar?”. Essa e outras dúvidas respondidas

  1. Olá! Gostaria de saber se posso emendar o anticoncepcional injetável? Tomar sem pausa? Tem algum risco? Fiz algumas buscas, achei a bula do Cyclofemina mas não achei nada relativo a esse assunto. Vocês podem me ajudar?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s