De acordo com estudo, ser menina no Brasil é mais difícil que no Iraque!

Não, infelizmente você não está lendo errado. Dia 11 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Menina e, por conta disso, a ONG Save The Children divulgou um relatório sobre a qualidade de vida de meninas do mundo todo. Dos 144 países presentes no documento, o Brasil está ocupando a 102ª posição. Parece longe? Que nada. Se liga!

A parte mais chocante da pesquisa é que países como Namíbia, Timor Leste, Paquistão e Síria, que enfrentam pobreza extrema e conflitos de diversos tipos ficaram melhor colocados que o BR.

Os fatores que foram levados em conta para o ranking foram o casamento infantil, a gravidez na adolescência, a mortalidade materna, o número de mulheres na política e as chances de completar o ensino fundamental. Os dois primeiros fatores foram os responsáveis por deixar o Brasil em uma colocação baixa. Outra notícia triste é que o país ocupa o 4º lugar entre os que possuem mais crianças casadas. Tenso, né?

Mas o problema não é exclusivo do Brasil, viu? O estudo também apontou que países ricos e desenvolvidos também sofrem com este problema. Os Estados Unidos ficaram com o 32º lugar da lista. O motivo é a alta taxa de mortalidade materna e de gravidez na adolescência. Sem contar a representatividade feminina na política, que é baixa.

Segundo a ONU, os principais investimentos, no momento, devem ser para melhorar a educação, evitar o casamento infantil, levar informações e serviços sobre a puberdade e idade reprodutiva e proteger as meninas de gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis e violência baseada em diferenças de gênero. Se todas essas mudanças fossem realmente concretizadas, o Brasil teria grandes chances de melhorar seu desempenho no estudo.

Estamos na torcida, né? Go, girls!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s