Afinal, para que serve a camisinha?

Camisinha é o nome popular para o preservativo, que pode ser tanto masculino quanto feminino, geralmente fabricado em látex ou com outro material sintético.

Mas, afinal, para que ele serve? Essa pergunta gerou uma discussão na internet por conta do lançamento recente do clipe “Corpo Sensual”, de Pabllo Vittar em parceria com Matheus Carrilho.

Para promover o uso de preservativos, em certo momento do vídeo, a drag queen aparece segurando uma camisinha. Foi então que algumas pessoas começaram a comentar coisas como:

“Se Pabllo Vittar não engravida, porque ele precisa de camisinha?”

Na verdade, a camisinha é, sim, um método contraceptivo que pode – e deve – ser utilizado para evitar uma gravidez indesejada. A versão masculina age como uma parede evitando que o sêmen ejaculado penetre no corpo da parceira.

+Leia também: Saiba tudo sobre camisinha

DSTs estão ficando intratáveis, diz OMS

Mas não para por aí: o produto é imprescindível para evitar as DSTs  (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como o HIV (vírus causador da AIDS), sífilis, gonorreia e muitos outros que, por vezes, sequer têm tratamento. Isso porque todas essas doenças são transmitidas ao entrar em contato com material contaminado, como o sêmen.

Ou seja: a camisinha tem que estar presente em todas as relações sexuais, seja entre parceiros hétero ou homossexuais.

Lembrando que o preservativo masculino está disponível gratuitamente nos postos de saúde do SUS. Não há desculpa para não usar.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s