Tem uma galera por aí que assiste a todos os jogos do NBB e NBA, torce à beça para o time do coração, mas tem vontade mesmo é de estar dentro de quadra. Se identificou?
Dicas de ouro para iniciantes
Se você precisa de um empurrãozinho para começar ou acha que não leva jeito, a notícia é boa: não é necessário ter uma habilidade específica para praticar, afinal, tudo será aprendido ao longo dos treinos. Para o auxiliar técnico do Bauru Basket, Leonardo Oliveira, a predisposição para quicar a bola sem muita dificuldade já é um diferencial.
Para desenvolver a confiança e entender melhor o que rola na quadra, vale assistir a alguns vídeos de jogos passados e ficar de olho nos movimentos dos jogadores. “Analisar o que cada jogador tenta fazer ao realizar um passe, um drible e, inclusive, sua movimentação sem a bola em mãos ajuda muito a entender melhor o jogo”, explica Leonardo.
Dedicação é a palavra chave para quem quer se dar bem nesse esporte. Uma dica do auxiliar técnico é procurar praticar fora do horário normal de treino. “Isso contribui para que você aprenda os fundamentos mais rápido e melhore a execução”.
MAIS:
Bauru Basket é campeão do NBB! Confira os vídeos da torcida
Bauru Basket leva prêmio de melhor fanpage do NBB
De olho nas regras
Vale a pena dar uma pesquisada sobre pontuação, afinal elas são diferentes em determinadas situações: há o lance livre, a linha de 3 pontos e a de 2 pontos, por exemplo.
Mais pra frente, você pode decidir em que posição se encaixa melhor. O armador é o cara que sempre leva a bola e organiza a jogada; os alas são os laterais da linha de 3 pontos e os pivôs costumam ser os mais altos e, normalmente, ficam mais próximos ao garrafão, facilitando a finalização.
Basquete é top!
O basquete é um esporte que envolve muita consciência corporal, além de ser responsável por trazer inúmeros benefícios aos atletas. Entre os principais, estão:
* desenvolve a coordenação e melhora a velocidade de braços e pernas;
* garante um raciocínio mais rápido;
* por ser um jogo extremamente intenso, melhora a respiração;
* desenvolve a visão periférica e a força muscular;
* ajuda na amplitude dos movimentos e nos saltos, entre outros.
Depois dessas dicas, acabaram as desculpas para deixar o basquete para depois, concorda?
Consultoria: Leonardo Oliveira, auxiliar técnico das equipes sub15, sub16, sub17 e sub19 do Bauru Basket.
Muito boa matéria! Todos os 4 colunistas do Meta Galáxia jogam basquete em SP!
CurtirCurtir
E o feminino não tem ?
CurtirCurtir
Oi, Hanna! Na verdade, as orientações do texto se referem a ambos os sexos. Seguindo as dicas, será um sucesso, com ctza! 😉
CurtirCurtir