ENEM tem mais de 300 inscrições com o nome social

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado nos dias 5 e 12 de novembro e serve como porta de entrada para várias universidades públicas no Brasil. As inscrições já foram feitas e, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), esta edição terá 303 pessoas usando seu nome social.

A medida se aplica a candidatos transexuais e travestis, que devem ser tratados de acordo com o nome que se identificam – e não com o que consta no documento de identidade.

Esta opção já existe desde 2014, porém, na época, apenas 102 candidatos optaram pelo nome social. Em 2015, o número aumentou para 278 e em 2016, para 407 – o maior número registrado até então.

Porém, a diferença de 2017 para 2016 se justifica no número geral de inscritos na prova: de 8,6 milhões, caiu para 6,7 milhões! A queda pode estar relacionada à novas mudanças que incluem o aumento da taxa de inscrição e não ser mais possível usar a nota do exame para obter certificação de ensino médio.

O maior número de solicitações pelo nome social vieram de São Paulo, 72 duas pessoas. Logo atrás está Minas Gerais, com 41. Rio de Janeiro e Bahia tiveram 31 candidatos cada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s