PREPARA ENEM: dicas para turbinar os estudos para os vestibulares!

A prova do ENEM está chegando – acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro! E quem quer garantir uma vaga em uma universidade pública precisa estar bem preparado para a prova. Como fazer isso? É só seguir as dicas de William Ferraz, Master Coach especialista em Programação Neurolinguística do Instituto IDEAH.

Planejamento é importante

Colocar os estudos dentro da sua rotina é o ideal: “Antes de iniciar seu estudo faça um planejamento, incluindo os temas de estudo e o tempo para cada um deles. É essencial reconhecer as facilidades e dificuldades das matérias e de forma muito consciente, aproveite o tempo para conseguir superar tais dificuldades”, diz o especialista.

+Leia também: Confira o calendário dos principais vestibulares
10 coisas que só quem é vestibulando vai entender

Faça algumas pausas

Você se engana se acha que é ok passar dias e noites estudando, viu? Isso só fará com que fique mais cansado e sobrecarregado, dificultando o estudo. “Siga os limites de seu corpo e de sua mente, lembrando que cada um tem o seu. Faça intervalos curtos a cada uma ou duas horas de estudo, alterando a posição que se encontra, alongando a coluna, braços e pernas, respirando mais profundamente de forma consciente e até mesmo tomando água”, explica William.

Ainda dá tempo?

De acordo com o especialista, o ideal é ter, pelo menos, um mês de preparo. “Nesses dias é essencial manter-se equilibrado emocionalmente para conseguir desenvolver todo o potencial e acessar todo o conhecimento.”, lembra.

No dia anterior…

  • Se sentir que é melhor estudar algum tópico ou fazer exercícios de revisão, faça. Lembre-se que 24 horas é um tempo bastante razoável.
  • Você poderá sentir-se muito nervoso e estressado e seu corpo pede um descanso. Assim ficará mais focado no dia seguinte.
  • “Talvez você sinta vontade de sair com um amigo ou simplesmente conversar com alguém próximo. Faça isso, porque poderá contribuir significativamente para que se sinta mais tranquilo e com mais energia durante o exame.”, conta o coach.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s