5 dicas para quem vai prestar vestibular pela primeira vez

Está chegando a hora de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante esse e outros anos. Os principais vestibulares do Brasil estão aí e tem muito vestibulando de primeira viagem com os nervos à flor da pele.

Separamos algumas dicas de quem já ralou muito e vamos dar um help!

+Leia também: Confira o calendário dos principais vestibulares para 2018

1.Chegue antes

Imagem relacionada

Essa história de sair de casa mais cedo pode parecer coisa de pai e mãe, mas é real. Assim, você garante que nem mesmo o trânsito intenso ou um piriri de última hora será capaz de atrasá-lo. Além disso, você consegue chegar antes, conhecer o local de prova e até ficar de boa esperando o início dos testes. Tudo isso respirando tranquilo, tranquilo.

 “Já dormi no Enem de tão relaxada que estava, rs!”
(Amanda Domiciano)

2.Alimentos e água

Imagem relacionadaAtenção para não exagerar no almoço, pois nosso organismo tende a ficar mais preguiçoso e sonolento após a refeição, nem na quantidade de chocolate, barrinha de cereal e afins que levará para a sala de aula. Primeiro, porque isso pode atrapalhar sua concentração e a dos outros candidatos e, segundo, porque o nervosismo aliado a comilança pode acarretar algum problema estomacal, por exemplo.

“Chocolate antes de entrar na sala” 
(João Gabriel Falcade)

AH, mas vale – e muito – levar um docinho, pois o açúcar na medida certa é digerido rapidamente, se tornando glicose e liberando energia para as células trabalharem.

“Gosto de levar bala ou chicletes. Ajuda no estresse”
(Isabela Oliveira)

Quanto à água, a gente nem precisa comentar que vestibulandos hidratados são outro nível, né? Então, prepare a garrafa para o grande dia!

Sempre bom levar água.”
(Nathalia Rodrigues)

3. Estudar pouco antes da prova? NO!

Resultado de imagem para estudando gif

A semana que antecede as provas deve ser de relax e tranquilidade. Afinal, tudo o que tinha que ser aprendido já foi estudado. Não adianta acordar mais cedo para dar “aquela revisada” ou ficar na neura. Dormir bem nesses dias, apesar de difícil, faz toda a diferença também.

“Não estudar na semana da prova, é a dica pra quem não quer ter ataque de pelanca no dia do vestibular”
(Ana Beatriz Faria)

4. Atenção às questões

 

Resultado de imagem para pay attention gifA gente sabe que é cansativo, que chega uma hora que o cérebro não assimila muito bem, mas é importante ficar ligado principalmente nas dicas, pegadinhas e também no que exatamente está sendo pedido. Leia com calma quantas vezes precisar!

“Se a prova for dissertativa, enumerar quantas perguntas estão fazendo em uma questão. As de alternativa, eu costumo ler a pergunta primeiro pra depois ler o texto de apoio 👏”
(Isabela Florentino)

Mas, especialmente, mantenha a calma na hora de passar as respostas para o gabarito! Por isso, reserve um tempinho para preenchê-lo com tranquilidade.

É importante ter cuidado com o gabarito… estudar o ano inteiro e errar a questão sabendo a resposta certa não dá, né? A dica é fazer um pontinho de lápis/caneta na bolinha da alternativa escolhida para pintar tudo no final, mas já sabendo a bolinha certa pra pintar. Nunca errei gabarito fazendo assim.”
(Beatriz Ceschim)

+Leia também: 10 coisas que só quem é vestibulando vai entender

5. O vestibular não é o final

Resultado de imagem para coração com as mãos gif

Apesar de parecer o fim do mundo, reprovar não é um fracasso. Muito pelo contrário, mostra que você é capaz de segurar essa barra e se esforçar. Por isso, fique calmo sempre e, se não der agora, você poderá fazer a prova quantos anos quiser.

“Não se chateie por não saber responder uma questão. Faça uma lista do que não conseguiu lidar e estude”
(Leonardo Vidal)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s