Dicas para começar a gostar de ler

Se você faz parte do time que tem muita vontade de ler um milhão de livros na vida, mas toda vez que começa vem aquela história “ah, mas eu não consigo ler”, esse post é para você!

Separamos algumas dicas para começar a gostar de ler de verdade e se tornar um leitor de dar inveja na galera.

Resultado de imagem para lendo gif

Foco nas vantagens

Para começo de conversa, vamos falar das vantagens de quem lê regularmente: a escrita melhora, o vocabulário aumenta e você embarca em uma viagem maravilhosa sem precisar gastar nada. Precisa de alguma dessas habilidades? Foque em algo que quer alcançar com a leitura, algo que só mesmo um bom livro será capaz de fornecer. Mais conhecimento? Entender alguma história?

Torne um hábito

Há quem diga que o gosto pela leitura vem mesmo com o hábito e com o exemplo. Comece lendo um pouquinho por dia (não precisa ser uma obra toda de 500 páginas), e não deixe a história esfriar na sua cabeça. Meia hora, um capítulo…é você quem decide. E, quem sabe, você não se torne um incentivo para outras pessoas, não é?

Resultado de imagem para lendo gif

Escolha algo que curta ler

Um dos principais empecilhos para gostar da leitura é a tal da obrigação. Às vezes, temos mesmo que ler por causa da escola ou de algum curso, mas torne isso algo prazeroso fora do ambiente de estudos.

Procure um tema que tem curiosidade, que queira saber ou que goste. Não existe livro bom ou ruim, mas sim aquele que desperta ou não seu interesse. Gosta de super-heróis? Bora procurar os quadrinhos! Prefere saber tudo sobre uma personalidade? Opte pelas biografias.

Imponha metas a si mesmo

Sabe aquelas resoluções de ano novo? Inclua a quantidade de livros que gostaria de ler em um ano. Estipule títulos que está muito a fim de ler, faça uma média de quanto poderia demorar cada um deles e não desista!

Resultado de imagem para lendo gif

Convide mais pessoas para ler

Isso pode ser feito de forma virtual, por aplicativos, ou até mesmo chamando os parça e as migas da escola ou do bairro. Ganhar uma parceria para ler pode ser legal, afinal, você vai ter alguém para discutir a história e compartilhar a tudo com você.

Participe de grupos

Pode ser que você não conheça ninguém que queira realmente embarcar nessa com você, mas a internet está aí para isso, não é mesmo? Existem sites especializados, grupos na web e até uma rede social só para os amantes de leitura. No Skoob.com, por exemplo, você vai poder falar sobre os livros que já leu, os que deseja ler, dar notas às obras e ainda compartilhar sua opinião com outras pessoas que estão na mesma vibe e se interessam em saber o que você achou.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s