PROFISSÃO DO MÊS: Medicina veterinária

Curte a área de biológicas? Gosta de animais e da natureza? Então o curso de medicina veterinária pode ser uma boa opção para você. Vem saber o que esperar dele!

Titulação: Bacharel

O curso: O curso, é claro, conta com várias disciplinas das áreas de ciências biológicas, exatas e sociais aplicadas. Anatomia, microbiologia, genética, nutrição e produção animal estão entre elas. Ele também conta com estudos sobre doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas. Atividades práticas em laboratórios? Tem também!

Segundo a estudante de veterinária pela USP – Pirassununga, Gabriela da Costa, “o curso é extremamente amplo, por ter que abordar varias espécies e ter uma área de atuação muito vasta, indo desde clínica e cirurgia até a área mais comercial”. De acordo com ela, nos primeiros semestres é estudado apenas o básico sobre a fisiologia e anatomia de todos os animais, como histologia, bioquímica, biologia celular e embriologia, genética, microbiologia, parasitologia, etc. “Nos semestres seguintes, aprofundamos os conhecimentos em todas as áreas, envolvendo matérias como produção (de ruminantes e não ruminantes), epidemiologia, farmacologia, nutrição, higiene e produção de produtos de origem animal (carne, leite e mel), produção de forragens, bem estar animal… Nos últimos semestres é que entramos nas áreas mais práticas”, explica.

O mercado de trabalho: segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo. Em 2016, o setor teve um faturamento próximo a R$ 18 bilhões. Ou seja, existe campo, mas a concorrência é elevada.

“Eu gosto da quantidade de possibilidades que a gente tem com o curso, além de ter mudado muito a minha maneira de pensar sobre os animais, de forma mais consciente. Porque, às vezes, a gente não percebe o que tem por trás das coisas cotidianas, e tem muito da veterinária a nossa volta”, Gabriela da Costa

Onde encontrar:

Universidade Paulista (UNIP)

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s