Síndrome de Down: histórias de quem inspira

Síndrome de Down é uma alteração genética causada na hora da divisão celular. O que  acontece é que isso resulta em material genético extra no cromossomo 21.

Ela não é uma doença, não contagia as pessoas e não é necessário qualquer afastamento do restante da sociedade, muito pelo contrário: a inclusão é um passo importante para que vários mitos a cerca do tema desapareçam de vez.

Aliás, de uns tempos para cá, o assunto tem sido abordado mais abertamente em novelas, como “Páginas da Vida” ou em filmes, como o longa brasileiro “Os Colegas”, que mostram que não existem barreiras que não possam ser ultrapassadas, e levar a vida de forma intensa é tudo o que os portadores da síndrome querem, assim como qualquer outra pessoa.

+Leia também: Bê-a-bá do Feminismo: é hora de falar sobre o assunto
+Leia também: Dia Internacional da Mulher: mulheres que fizeram história

Separamos algumas histórias incríveis que são pura inspiração e provam que “ser diferente é normal”:

Débora Seabra e seu livro sobre inclusão

Síndrome de Down: histórias de quem inspira
Foto: Divulgação

A professora nasceu em Natal e, em 2005, se tornou a primeira pessoa com Down a se formar no magistério, de nível médio. Durante a carreira, ela foi convidada a ministrar palestras em várias partes do país e até mesmo fora dele.

A ideia de escrever um livro de fábulas veio em 2010, para presentear os pais. “Débora Conta Histórias” usa os animais para exemplificar questões como preconceito, inclusão, rejeição, entre outros. “Usei os animais, mas as histórias se encaixam aos humanos. É preciso respeitar e incluir todo mundo, aceitar as diferenças de cada um. Ainda existe preconceito”, contou a professora em entrevista ao G1.

Pablo Pineda: ator, escritor e pedagogo

Síndrome de Down: histórias de quem inspira
Foto: Divulgação

O espanhol foi o primeiro portador de Síndrome de Down a conseguir um diploma universitário na Europa. E não para por aí: ele também chamou atenção ao atuar como protagonista no filme “Yo, ambién”. Em 2013, lançou o livro “El Reto de Aprender”, que traz reflexões sobre educação e aprendizagem.

Em entrevista para a BBC, ele declarou: “Acho que estou na linha de frente de uma guerra, o que é inconveniente. É preciso lutar, se meter na sociedade quando o mundo do Down normalmente segue outro caminho”.

Angela Bachiller, a vereadora

Síndrome de Down: histórias de quem inspira
Foto: Divulgação

Em 2013, Angela tomou posse como a primeira vereadora com Sindrome de Down de Valladolid, cidade da Espanha. Antes, ela trabalhava como auxiliar administrativa.
“Obrigado por tudo, obrigado por terem me dado confiança”, declarou ao jurar lealdade do rei.

Madeline Stuart, diva das passarelas

Foto: today.com

Maddy surgiu nas passarelas em 2015 e desde então tem encantado o mundo inteiro. No início deste ano, ela voltou à Semana de Moda de Nova York para lançar sua grife, chamada “21 Reasons Why”, uma alusão a sua idade e ao cromossomo ligado à Síndrome de Down.

A mãe da top model conta que apesar da agenda superlotada, Madeline ainda pratica vários esportes.

Tem como não se inspirar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s