Está chegando a hora! A Copa do Mundo 2018, que acontece na Rússia, só começa em junho, mas, para os amantes do torneio, a festa já teve início!
Isso porque o álbum de figurinhas do mundial já está disponível para venda. Com mais de 600 stickers, essa é uma diversão e tanto para quem quer eternizar a Copa.
Enquanto uns são iniciantes e vão se aventurar pela primeira vez na compra e troca de figurinhas (vale lembrar que o pacotinho com 5 adesivos custa R$2,00), outros já são mais experientes e manjam muito do paranauê.
+Mais: Saiba todas as novidades sobre o álbum de figurinha da Copa do Mundo 2018
Esse é o caso do jornalista Matheus Bottura, que se lembra de ter iniciado a tradição em 2002, quando tinha 10 anos de idade. Desde então, tem os álbuns das Copas de 2006 (Alemanha), 2010 (África do Sul) e 2014 (Brasil), todos completos. “Os mais recentes, de 2010 e 2014, estão em estado impecável. Já os de 2002 e 2006 é melhor nem comentar muito”, brinca.

Dicas de quem manja muito
Conseguindo figurinhas
Por mais que você compre e troque com muita frequência, chega um momento que algumas figurinhas simplesmente não vêm. Para não desanimar, Matheus revela um truque para economizar: pedir direto na fábrica. “Chega um momento que não compensa ficar comprando pacotinhos para tentar a sorte. Quando faltam umas 50, eu encomendo direto da fabricante. O gasto é bem menor.”
Mas, atenção, pois há um prazo para solicitações e um número máximo de stickers por pedido.
Superstição
Como bom perfeccionista que é, o colecionador deixa de lado superstições como colar o time da Argentina ao contrário, por exemplo.
Para ele, mania mesmo é abrir o pacotinho com cuidado para não rasgar a figurinha. “Ainda mais com ela custando R$0,40”, comenta ele.
Conservação
Mesmo o Matheus, que é super cuidadoso, já passou por umas “boas” com os álbuns mais antigos. O da Copa do Japão tem até algumas folhas faltantes por conta do manuseio em excesso. “Por mais cuidado que se tenha, é normal que eles se deteriorem com o tempo”. Então, para evitar o imprevisto, ele até encadernou o da Copa de 2006.
A dica é não se desesperar caso isso aconteça, pois é bem normal. Você também pode plastificar a capa para evitar que ela rasgue em contato com a água. Todo cuidado é pouco para quem quer ter essa relíquias por muitos anos.