Por que você deveria assistir ao filme “A Onda”

Primeiro, você pode querer saber que o  filme “A Onda” tem duas versões: a mais antiga é de 1981 e, alguns anos depois, foi lançado o remake gravado na Alemanha, em 2008. 

Se você já estudou um pouco sobre os movimentos autoritários europeus, já ouviu falar de Adolf Hitler e do genocídio que ele promoveu nas décadas de 30 e 40, vai conseguir compreender muito bem a atmosfera que cerca o filme. Se não, tudo bem, você também precisa conhecer a obra!

“A Onda” conta a história de um professor que tenta explicar um dos motivos da Segunda Guerra Mundial para os alunos, mas acaba recebendo vários questionamentos, entre eles: “todo mundo era nazista? por que as pessoas que não concordavam com Hitler não fizeram nada e deixaram isso tudo acontecer”. Para exemplificar melhor e tentar cativar aqueles que não estavam nem aí, ele chega com a ideia de criar um grupo fascista dentro de sala de aula (isso tudo sem falar que estava criando um grupo, claro).

Imagem relacionada

Sem que percebessem, os estudantes passam a ter uniforme próprio, símbolo, reuniões às escondidas e até um cumprimento especial: “A ONDA ESTÁ SOBRE NÓS”.  De repente, o que era exclusivo para sala de aula começa a se espalhar pela cidade, eles acabam perseguindo colegas que eram contra e até começa a rolar censura! É aí que a história fica fora de controle e o desfecho, bem, aí você precisa assistir, né? Mas garanto que é surpreendente!

Por que você precisa ver?

Se você precisa de um empurrão para entender história, esse filme vai tirar várias dúvidas e ainda te mostrará a forma como as coisas aconteceram.

Para quem gosta de uma trama surpreendente, com um desfecho imprevisível e que te deixa até com raiva de alguns personagens, achou um candidato para amar e indicar para os amigos. O melhor é que ele bem curto e direto, sem enrolação.

Outro ponto importante é que, apesar de falar de um período específico e uma guerra que aconteceu distante de nós, brasileiros, ele continua bem atual, pois pode ser aplicado a qualquer tipo de intolerância e ditadura. Em tempos de ódio nas redes – e na vida real- é super necessário ficar de olhos bem abertos para ser uma pessoa crítica, que não aceita qualquer tipo de discurso.

MAIS:
O que foi a Ku Klux Klan
Protetos Nazista nos Estados Unidos: por que devemos nos preocupar?

Mas, o questionamento principal é: será que você faria o mesmo? Esse filme mostra que, às vezes, as pessoas ficam cegas diante dos “benefícios”, se esquecem dos outros e compram a ideia de uma figura carismática. Cara, assistir “A Onda” vai fazer com que você se coloque no lugar dos alunos umas mil vezes para tentar entender o que se passa pela cabeça deles. Além disso, é bem importante conhecer o que aconteceu para evitar que a história se repita, não é verdade?

“O fascismo não é uma coisa que outras pessoas fizeram. Ele está aqui mesmo em todos nós. Vocês perguntam: como que o povo alemão pode ficar impassível enquanto milhares de inocentes seres humanos eram assassinados? Como alegar que não estavam envolvidos. O que faz um povo renegar sua própria história? Pois é assim que a história se repete. Vocês todos vão querer negar o que se passou em “A onda’. Vocês devem se interrogar: o que fazer em vez de seguir cegamente um líder? E que pelo resto de suas vidas nunca permitirão que a vontade de um grupo usurpe seus direitos individuais.” (Discurso final do professor Wegner)

Para quem vai prestar vestibular, fica a dica: esse filme te colocará em meio a temáticas que sempre são pedidas entre as questões. Então, é mais um motivo para você assistir. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s