“La Casa de Papel” pode ajudar a aprender espanhol! Confira dicas sobre o idioma

A gente nem precisa dizer que a série “La Casa de Papel” é uma das preferidas do momento no mundo todo.

Originalmente espanhola, ela é a produção de língua não-inglesa mais assistida na Netflix. Mas, será que dá para aproveitar a maratona do finde para aprender um novo idioma?

De acordo com a professora de idiomas Ana Laura Lucarelli, dá sim! E o legal da série é que o espanhol falado nos diálogos é bem fácil de ser compreendido. “Os personagens falam claramente, não muito rápido, como é característico da língua”, ressalta.

Espanhol não é tudo igual

Antes de começar, é bom saber que, apesar de ser a mesma língua, há algumas diferenças entre o espanhol latino e o europeu. É mais ou menos o que rola entre o português de Portugal e o brasileiro, ou entre o inglês britânico e o americano. Quer dizer que, apesar das especificidades, dá para se comunicar numa boa, mas algumas palavras são diferentes. Quer exemplos?

Enquanto na Espanha “você”‘é “tú” no modo informal e no formal é “usted”, na américa latina “usted”  é utilizado tanto para situações formais quanto informais.

Já “caneta” é falado “bolígrafo”, na Espanha e “pluma”, na américa latina.

"La Casa de Papel" pode ajudar a aprender espanhol! Confira dicas sobre o idioma

DICAS PARA APRENDER ESPANHOL COM LA CASA DE PAPEL

Ana Laura Lucarelli separou algumas dicas super tranquilas para quem deseja praticar o espanhol: “Tanto para quem nunca teve contato quanto para quem já estuda a língua, eu indico escutar músicas em espanhol, ler matérias, ver filmes português mesmo, porém com legenda em espanhol, fazendo assim a associação das palavras. Jogos online também são uma boa pedida”.

1.Assista “La Casa de Papel” com áudio e legenda em espanhol

Às vezes, fica difícil entender apenas escutando as palavras em espanhol. Assim, a leitura da legenda ajuda na associação. Fica a dica: além da série, novelas mexicanas também são ótimas para seguir conversas simples. “Caso assistir novelas não seja bem a sua praia, fique com programas como Ugly Betty, no qual o espanhol é usado frequentemente e com legendas”, indica Ana.

2. Cante e acompanhe músicas em espanhol

Sabe o reggaeton? As músicas latinas são ótimas para quem quer acompanhar o idioma. A indicação da professora para começar é “El Perdón”, do Nicky Jam.

3. Uma ajuda da tecnologia

Se você é do tipo maluco por smartphone, mudar a linguagem do aparelho pode ser uma boa ideia para praticar. Altere também suas redes sociais para se familiarizar com a língua e fazer um treinamento diário. “Você pode fazer o download de podcasts em espanhol e ouvi-los no caminho. Meia hora por dia te ajudará mais do que pensa!”

 

Consultoria: Ana Laura Lucarelli Constâncio, formada pela Universidade Católica Santo Antônio de Murcia (UCAM), Espanha.
Professora de idiomas na escola Wizard Bauru.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s