5 Dicas para quem vai votar pela primeira vez

Se você tem 16 ou 17 anos e tirou seu título de eleitor, terá um ano especial: pela primeira vez, você fará oficialmente parte das eleições, podendo escolher, além de deputados, governador e senador, o próximo presidente da república. Que responsa!

Claro que o voto para quem menos de 18 anos não é obrigatório, mas participar da  vida política do país é um direito. Se você está meio perdido, considere nosso help!

De olho no meu candidato

A primeira e principal dica é pesquisar muito sobre seu candidato. Às vezes, você acha que ele tem um perfil similar ao seu, mas, na real, suas propostas não têm nada a ver com o que você curte. Lembre-se: quem vê cara não vê coração! Além da propagando eleitoral, que está aí para ajudar mesmo, procure em site oficiais, leia o plano de governo e fique de olho também no que ele defendia no passado.

Você não vai querer ser um dinossauro votando no meteoro, né, parça?

Resultado de imagem para se brasileiro fosse dinossauro votaria no meteoro
Foto: Reprodução/Twitter

Bem comum

Você é único, e isso é ótimo, mas vale lembrar que você vive em uma sociedade e que as atitudes de pequenos grupos impactam de forma geral. Então, tente não ser egoísta e pensar só no que você gosta. Pense também em como as leis e escolhas do seu candidatos vão mexer com a vida de outras pessoas. Não vote só porque seus amigos votarão em tal candidato ou porque ele é engraçado ou, pior ainda, porque ele oferece um suborno em troca.

Cuidado com as fake news

Sabe aquela notícia compartilhada no grupo da família do WhatsApp? Ela pode ser falsa, ou seja, uma fake news. Lembre-se de checar TUDO o que lê antes de disseminar infos mentirosas, pois isso, além de queimar seu filme, pode gerar um problemão! Aí vai: não acredite em sites duvidosos, verifique muito bem as datas das publicações e pense muito antes de publicar, afinal, passar vergonha é de graça.

Agora Pabllo Vittar foi longe demais! Foto: Reprodução/Internet

Brigar na internet? Tô fora, pego meu voto e vou embora!

Todo mundo tem aquele amigo chato que não pode ver alguém falando sobre política que já quer dar pitaco e dizer o que acha sobre tudo. Uma dica: não seja essa pessoa!

Muito legal que as pessoas estejam falando sobre a vida política da sociedade, mas você não precisa ter uma opinião formada sobre tudo! Inclusive, não precisa desfazer a amizade no Facebook com quem pensa diferente de você. Respeite a democracia e também a escolha de cada um. Discussões positivas: tô dentro! Discussões pesadas e cheias de ofensas: tô fora!

+Leia também: Saiba como tirar o título de eleitor

De olho nas datas

O primeiro turno das eleições, neste ano, acontece no dia 07 de outubro. Cada pessoa vota em sua zona eleitoral e, no dia D, você precisa levar o título de eleitor e um documento com foto. Ah, e não ultrapasse o horário estipulado.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s