5 razões que provam por que todo mundo deveria fazer terapia

A psicoterapia ainda é vista com maus olhos por muita gente. Mas, apesar do preconceito, é ela que ajuda quem deseja ter um relacionamento melhor consigo mesmo e com outras pessoas, afinal, nossa vida é tão corrida e acontecem tantas coisas, que acaba sendo difícil absorver todas as informações.

O que é a terapia e quando devo procurar ajuda?

A prática acontece entre paciente e terapeuta. A profissional que irá ajudar a entender alguns de seus pensamentos e atitudes. Você não precisa esperar algo sério acontecer para buscar a ajuda de uma psicóloga, basta desejar dar mais atenção à saúde mental, que é tão importante quanto cuidar da saúde física e tomar vitaminas.

5 razões

Talvez você se familiarize com as opções a seguir ou conheça alguém para quem gostaria de indicar a terapia. Ela é uma peça-chave para lidar com o bullying e evitar situações extremas como o suicídio.

1.Para se livrar dos vícios

A terapia ajuda o paciente a se livrar de dependências químicas, como álcool e drogas. Há ainda situações como os transtornos alimentares (bulimia e anorexia) que têm fundamento na nossa cabeça e afetam, inclusive, a saúde física.

+Leia também: Estou sofrendo bullying. O que eu faço?

2.Para aumentar a autoconfiança

Quem nunca sentiu aquele super medo do que é novo, como mudar de cidade, de escola ou de bairro? Mas, quando isso se torna excessivo e atrapalha a rotina e a vida, é bom aprender a lidar com essa ansiedade. Um dos caminho é aumentar a confiança em si mesmo.

+Leia também: Mudei de escolha e agora? Dicas para lidar com o novo colégio

3.Para lidar com os medos

Esse é o momento para tomar consciência de algumas questões do passado e presente para evitar que interfira no futuro.  Também dá para desenvolver a maturidade e inteligência emocional.

4.Para entender os sentimentos

Às vezes, fica difícil entender nossos próprios sentimentos, né? Por isso, esse profissional pode ajudar. Situações como luto e separações podem desencadear depressão, síndrome do pânico e outras doenças mais graves. Então, é sempre bom contar com ajuda para superar esses momentos difíceis e perceber que a vida segue em frente.

5.Para aprender a criar relações saudáveis

Estar bem consigo mesmo faz com que você se sinta bem para se relacionar com outras pessoas em diversos níveis. Situações como timidez e alterações de humor podem ser negativos, mas a boa notícia é que existe como reverter essa situação para dar o melhor para si mesmo e para os demais. A ideia é que a autoaceitação promove um melhor aprendizado de situações e crescimento pessoal.

 

Fonte:destaque
Danielle Bevilaqua, psicóloga especializada em saúde mental do Hospital Santa Mônica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s