4 dicas simples para ajudar a cuidar do meio ambiente

Muito se fala sobre preservação ambiental e o futuro do planeta. E, quando tocamos nesse assunto, pode até parecer difícil ajudar a mudar o atual cenário de  desperdício.

Mas, temos uma boa notícia: são pequenos gestos que, juntos, fazem toda a diferença, sendo assim, fica fácil fazer a sua parte. Quer apostar? Confira nossas dicas:

Economizar água

Não é segredo para ninguém que a água é um recurso natural esgotável e imprescindível para nossa vida. Por isso, a importância de começar a mudar alguns hábitos. A engenheira ambiental Izabella Olher acredita que esse é um bom começo. “Acredito que a principal dica é economizar água, seja na hora de escovar os dentes, no banho ou na hora de lavar o carro, por exemplo”, comenta.

Separar lixo orgânico e reciclável

Hoje em dia, muitas casas contam com recipientes separados para cada um dos lixos e alguns bairros têm a coleta seletiva de materiais recicláveis. É super importante que lixo reciclável seja realmente reaproveitado para não poluir a natureza.

Economizar energia

Pode não parecer, mas a energia elétrica que chega às nossas casas também tem ligação direta com o meio ambiente, além de ter um custo alto. Portanto, vale prestar mais atenção e sempre apagar a luz ao sair de um cômodo que não será mais utilizado.

Leia também: Dicas para economizar energia

Resultado de imagem para apagando a luz gif

Evitar o uso de descartáveis

Você sabia que o plástico demora mais de 400 anos para se decompor na natureza? É por isso que esse e outros materiais descartáveis fazem tanto mal e devem ser evitados, afinal, você vai embora, mas o lixo fica lá por séculos! Campanhas já estão sendo realizadas para conscientizar sobre a utilização de canudos plásticos, por exemplo, que interferem até mesmo na vida marinha. A dica, neste caso, é ter seu próprio kit reutilizável e ecológico: sempre que for a um restaurante, você pode optar por não aceitar copos plásticos, guardanapos e canudos, utilizando seus próprios itens.

Gaia Alternativas Ecológicas

Duas amigas bauruenses se uniram por amor ao meio ambiente e decidiram inspirar outras pessoas sobre práticas mais sustentáveis. Assim, surgiu a Gaia Alternativas Ecológicas, como conta Olher: “Eu me formei em engenharia ambiental e minha amiga é jornalista. Juntamos a vontade de fazer a diferença com algumas habilidades, surgindo então a Gaia, onde buscamos trazer produtos alternativos que substituem materiais que são utilizados apenas uma vez e logo são descartados”.

São copos, guardanapos de pano, ecopads, canudos de aço inox e vidro de diversos tipos. E o mix de produtos está longe de parar de crescer, garante uma das idealizadoras do projeto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para o futuro, a empreendedora acredita que as novas gerações serão mais  conscientes. “Nós acreditamos que as pessoas irão aderir a alternativas que não prejudiquem tanto o meio ambiente”, citando, inclusive, novas leis que pretendem favorecer a mudança de hábito. “São pequenos passos, mas que fazem toda a diferença“, finaliza.

 

Consultoria:
Izabella olher é graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade do Sagrado Coração. Participou de projetos como Diagnóstico ambiental e educação ambiental em resíduos sólidos e do grupo de estudos GEVA/USC (Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada). Recentemente, esteve na Colômbia para integrar o projeto ECOMUNDO, que tem o objetivo de melhorar a educação e aumentar a conscientização das pessoas sobre o meio ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s